top of page

ESTÉTICA AUTOMOTIVA: O valor dos detalhes supera preço do serviço

Um dos setores que vem crescendo no Brasil e que, está sendo muito procurado desde o surgimento da pandemia de coranavírus, foi o do surto da modalidade de serviço detailing (detalhamento automático), também conhecido como estética automotiva. O aumento da procura se deve ao fato de ser um serviço aprimorado de limpeza, que além de, melhorar a aparência do veículo através de uma manutenção aprofundada e sistemática, também ajuda prolongar a vida útil do automóvel, reduzindo elementos prejudiciais à saúde e até valorizando o veículo para uma possível venda.

Imagem: Divulgação

Mas, qual a relação entre o serviço e o novo Coronavírus?


Muitas empresas de produtos químicos e de limpeza em todo o planeta, encontraram uma oportunidade para investir nesse ramo justamente por causa da preocupação do vírus que pode ficar impregnado em rodas, capô ou para-brisas, por exemplo. Além disso, é preciso saber que o interior do veículo, carregar inúmeras bactérias que podem prejudicar a saúde causando doenças como os problemas respiratórios.

Recentemente foi feito um relatório de estudo de mercado chamado Impacto Global Covid-19 no Mercado Global de Serviços de Detalhamento de Veículos, cobrindo a taxa de crescimento do setor, cenário competitivo, fatores de mercado e tendências. O relatório detalha principalmente a definição, tipos, aplicações e principais players do mercado. Ele fornece informações como tendências históricas e futuras para demanda, tamanho, negociação, suprimento, concorrentes e preços do mercado, além de informações globais de fornecedores predominantes e as previsões de crescimento para 2026. O objetivo é ampliar o conhecimento técnico e de mercado do empresariado no segmento de detailing. Para saber como acessar o relatório, clique aqui.


DESAFIOS DO EMPREENDEDOR

O detailing se caracteriza, pela qualidade do resultado e segundo especialistas, dos serviços mais solicitados durante a pandemia foram a higienização interna, o de polimento de pintura e espelhamento e vitrificação apesar de ser considerados por muito consumidores como caro.

Lucas França, 22 anos, proprietário do Lava a Jato Esponjão, localizado em Morro do Coco, trabalha com lavagem de carros desde seus 13 anos de idade e já fazem 4 anos que ele possui o seu próprio negócio. Lucas explica ao O Negócio, que a dificuldade de se trabalhar com a estética automotiva está relacionada ao preço que, muitos consumidores acham ser alto, por não enxergarem o valor que está agregado ao resultado final.

“Fazer um polimento, onde a gente remove alguns arranhões que ficam lataria do veículo, realmente deixa o carro bem mais bonito. Já a higienização a seco e detalhada dos bancos por exemplo, remove fungos, bactérias e as impurezas mais profundas que ficam escondidas no tecido. Isso por si só, já traz um benefício valioso à saúde dos usuários, que vai além da estética. Durante a pandemia, temos recebido muitos pedidos de limpeza a seco não só para carros, mas para poltronas, sofás e até tapetes. Contudo, muitas pessoas ainda acham o preço do serviço muito alto. Eu sempre procuro atender o meu cliente de acordo com as necessidades dele, e assim tento ajustar o meu preço ao serviço, considerando sempre que eu trabalho com os melhores produtos do mercado. Na verdade, para se executar qualquer atividade de alta performance requer investimentos justos por parte do cliente também, e isso deve ser levado em conta na hora da contratação.”, declara o empreendedor.

CRESCIMENTO DO SETOR

A indústria de lavagem de carros registrou um forte crescimento nos cinco anos até 2020 e ainda em 2018 a estética automotiva já vinha se desenhando como forte tendência do mercado automotivo. À medida que a economia vinha crescendo e os operadores da indústria colhiam os benefícios do aumento de emprego e da renda disponível per capita, esse boom abre portas para serviços automotivos especializados para lucrar em um mercado que tem demanda. Na época, o Brasil contava com 97.591.211 veículos em contagem realizada pelo Ministério das Cidades, DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, RENAVAM-Registro Nacional de Veículos Automotores. De acordo com a instituição, em levantamento feito em maio deste ano, o Brasil já mantém uma frota de carros no total de 105.816.018, e só em Campos dos Goytacazes foram registrados, no mesmo mês, o total de 226.786 veículos incluindo todos os tipos e modelos.

ORIGEM DO TERMO

O conceito de “detail” (detalhe em inglês), remete a pontos do carro que normalmente eram esquecidos em um processo de polimento e que foram adicionados por profissionais dedicados a essas particularidades, que ao final do tratamento, transformam o carro em uma verdadeira obra de arte, atingindo um nível de brilho e estética incomparável até mesmo com um carro zero Km recém tirado da concessionária.


Existem especulações sobre onde este conceito foi criado, os mais prováveis são os EUA e a Inglaterra, onde surgiram alguns concursos de embelezamento automotivo nos quais alguns dos critérios que definiam vencedores, eram justamente os “detalhes”, pois o objetivo era trazer os carros para um patamar que fosse superior ao veículo em sua forma original. Devido ao “luxo” que estes eventos traziam, alguns destes concursos tornaram-se referências para outros segmentos, um deles a moda! Isso mesmo. Mulheres e homens bem vestidos, desfilando ao lado de veículos com brilho extravagante e detalhes que tornavam o conjunto elegante, exclusivo e cheio de estilo.


A partir dessas influências, o segmento de estética automotiva tomou um novo rumo, dando força ao conceito “detail”, e os “show cars” passaram a ser almejados para uso nas ruas. Com isso surgiu uma nova profissão, os “Detailers”, e também produtos específicos para cada parte do processo. O profissional da área utiliza para cada espaço do veículo uma técnica específica, que envolve desde a técnica aplicada até o produto, passando pela máquina que será utilizada e o tipo de aplicação envolvida. Essa soma de fatores é o que forma a “química perfeita” e traz o resultado esperado.


Hoje existem diversos centros de estética automotiva e novos empreendedores surgindo no mercado que trabalham desde a correção da pintura, até uma minuciosa limpeza e tratamento para tornar o processo de polimento uma verdadeira arte.



O SERVIÇO

A limpeza detalhada é dividida em duas categorias: interna e externa. Ela se destaca das lavagens tradicionais por que requer conhecimento de técnicas adequadas, o uso de ferramentas específicas e produtos de alta performance. Separamos as principais e mais procuradas pelos consumidores durante a pandemia.


A Higienização interna automotiva: é uma solução que vai a fundo na limpeza interna do carro, removendo manchas e sujeiras mais difíceis de detectar e retirar, como as que ficam em espaços pequenos e que precisam de maior cuidado para limpar. Ela é feita com produtor de alta performance e com vapor gerado pelo aumento da temperatura da água e utilizado em alta pressão.


Espelhamento: Aqui são utilizadas técnicas para remoção de riscos e de proteção da pintura e da lataria do carro deixando-o com aspecto espelhado e brilhante, mantendo o verniz do local mais plano e sem riscos.


Vitrificação: é uma forma de proteger a pintura com utilização de produtos de alta performance que criam uma película sobre a pintura de alta resistência ao clima, raios UV, fezes de aves, seivas vegetais e, ao mesmo tempo, proporcionam mais brilho e maior profundidade à cor. São processos mais detalhados que a cristalização.



bottom of page