A criatividade que virou negócio
- Cláudia Gomes

- 3 de mar. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2020
O Case de Sucesso Local traz um dos ramos de negócios que nunca sai de moda e só conseguem se manter nele, os empreendedores que tem um alto potencial de criatividade e muita disposição, estamos falando do ramo de decorações e ornamentações de festas. Nossa entrevista foi com Eva Ediana, moradora de Morro do Coco, uma profissional que ornamenta festas infantis há mais de 23 anos e é apaixonada pelo que faz. Desejamos que esta história lhe inspire e traga novas motivações.

Ela aprendeu a desenvolver a arte de se reinventar, superou dificuldades e rompeu as barreiras das impossibilidades. Eva Ediana Rodrigues Velasco, 48 anos é empreendedora, campista, filha de Maria Tilde (in memorian) e Jose Velasco, uma família simples do interior. Nasceu e cresceu em Cruz da Serra, mãe de Paula, 25 anos, Danyel, 22, Carlos Eduardo, 10 e Carlos Arthur, 8, e protagonista de sua própria história. Uma mulher independente e com uma garra impressionante. Em entrevista exclusiva ao JON, Eva reviveu, momentos de sua trajetória como profissional liberal. Herdou de sua mãe a criatividade e de seu pai, a força para não desistir nunca. Eva conta, emocionada, que durante sua infância, devido a falta de condições para comprar brinquedos, sua mãe, transformava os lençóis de cama, em bonecas, para que durante o dia, Eva pudesse brincar. E quando a noite chegava, sua mãe desmanchava a boneca e usava o lençol para cobri-la. De acordo com a empreendedora, este, é um daqueles momentos da vida, que nos motivam a não desistir, se manter de pé todos os dias e agradecer a Deus por tudo que conquistou.
JON: Como você se descobriu uma empreendedora?
EVA: Como morávamos na roça, nós tínhamos uma horta e para complementar a renda em casa, eu vendia as verduras na rua, para os meus vizinhos e até para minimercados em Morro do Coco. Cheguei a entregar para Zuzu, Oziel e Fernando.
JON: Como começou sua paixão pela decoração de festas?
EVA: Quando eu tinha 15 anos, meu pai me deu uma máquina de costura. Com ela, aprendi a fazer as minhas bonecas de pano e ganhei habilidades com os tecidos, linha e agulha. Aí, minha filha Paula, nasceu em 1995, eu fiz toda a decoração da festa de 1 aninho dela. Com isso, tomei gosto pela coisa. Foi então, que percebi a possibilidade de conseguir uma renda extra e em 1997 eu comecei a fazer as primeiras festas para clientes, que eram amigos. E não apenas isso, mas eu também fazia doces para as festas. Desde então, nunca mais parei de trabalhar com isso. Sinceramente, eu me realizo a cada festa que eu faço.
JON: Quando foi que você percebeu que o seu negócio estava tomando forma?
EVA: Quando o número de pedidos de cliente aumentou. Todas as vezes que eu fazia uma festa, no final eu precisa guardar. Consegui montar minha primeira loja na sala de casa em Cruz da Serra e lá fiquei por 7 anos. Depois fui para São Francisco de Itabapoana e levei a loja para lá. onde fiquei durante 3 anos. Aí, mudei para Morro do Coco e abri uma loja bem no Centro do bairro, ficando ali, por 8 anos. Em 2019, eu já estava com um espaço bem grande na minha casa, então montei aqui meu primeiro estúdio de decoração de festas, o EVA Decorações.
JON: Alguma vez você pensou em desistir?
EVA: Não. Apesar dos altos e baixos, eu nunca pensei em desistir. Parei de fazer os doces, mas não com o ramo de festa.

JON: O Brasil vem enfrentando nos últimos anos, algumas crises políticas e econômicas. O que você tem feito para driblar estas crises?
EVA: Eu me reinvento o tempo todo. Hoje, eu faço muitas decorações, mas alugo cadeiras e mesas para festas também. Consegui muitos amigos nesse ramo. A gente sempre se ajuda. Além disso, tem cliente que não pode pagar uma festa inteira, então eu alugo o material por um valor mais barato. Em breve, vou voltar a fazer os docinhos.
JON: Você se mantém com a decoração de festa?
EVA: Sim. Consegui colocar minha filha na faculdade. Hoje tenho mais 3 meninos e graças a Deus, o meu negócio sustenta minha filia. Não temos a cultura de gastar o que não tenho preciso. Cada centavo tem um lugar para ficar.
JON: Qual é o seu sonho?
EVA: Meu desejo é realizar uma festa muito grande para comemorar um aniversário coletivo. Eu acredito que ainda vou fazer isso. Porque eu sei que existem muitas crianças que seus pais não podem pagar uma simples decoração de aniversário. Então eu quero muito fazer isso um dia.
JON: Você considera o negócio, um case de sucesso?
EVA: Sim. Porque quando eu olho para traz, vejo o quanto eu conquistei com o meu trabalho e cresci nesse ramo, então, sim, eu tenho um negócio de sucesso.
Para conhecer melhor o negócio de EVA Decorações acompanhe suas redes sociais: Instagram e facebook, acesso: @evadecoracoesfesta, ou se preferir ligue para: 22 99876-4913 | 22 99876-4914 e solicite seu orçamento.



Comentários