top of page

O impacto social e sua relação com o empreendedorismo

  • Foto do escritor: Sérgio Rocha
    Sérgio Rocha
  • 2 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de out. de 2021

O empreendedorismo de impacto social desenvolve ações capazes de mudar uma realidade. Estes empreendedores estruturam negócios que visam reduzir desigualdades sociais de forma sustentável e com responsabilidade social. Acredita-se que este tipo de empreendedorismo tenha surgido da incapacidade das entidades governamentais em tratar os problemas sociais.


A base de qualquer início de negócio está na constituição de ideias que resolvam um problema para a sociedade e que gere valor para o cliente. Encontramos então um problema social e ambiental a ser resolvido, que através do empreendedorismo promovendo a cidadania, conseguimos dar o primeiro passo para sua resolução. Este propósito tem motivado o surgimento de várias iniciativas empreendedoras e o surgimento de startups, empresa de inovação com base tecnológica, com escalabilidade e repetibilidade que conjugam os resultados financeiros à geração de benefícios para uma comunidade carente de serviços básicos, como educação, saúde, moradia, emprego e transportes. O foco deste tipo de empreendimento, conhecido como negócio de impacto social, está na base da pirâmide brasileira, composta, principalmente, por classes menos favorecidas.


No Brasil, cerca de 168 milhões de pessoas integram as camadas com faixas de renda mais baixas, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil tem 17 milhões de pequenos negócios (micro empreendedores individuais - MEI) que representam 99% do total de empresas do país, gerando empregos e estimulando o empreendedorismo. O desafio é melhorar o ambiente de desenvolvimento das soluções sociais através do empreendedorismo e promover iniciativas de inclusão deste tipo de negócio na cadeia de valor da empresa que está sendo formada. Levantamento do SEBRAE em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), identificou que mais dos 800 negócios, caracterizadas pelas micro e pequenas empresas, são de impacto social em todo o país.


Gostou do tema? Vamos conversar. Acesse meu site: www.rochalimaconsultoria. com.br . Até a próxima!

Comentários


bottom of page