top of page

O Futuro é Inteligente

A onda da Inteligência Artificial bateu no Chatbot e rovolucionou a comunicação escrita com o ChatGPT. Conheça essa linguagem e se integre na tecnologia dos últimos tempos.

Foto: Divulgação.

Quando comecei minha faculdade em Design Gráfico tive diversas dúvidas sobre no que realmente eu iria trabalhar no futuro, pois além do curso ser muito eclético, também oferecia diversas maneiras de se pensar na criação. Ao longo dos períodos fui me encontrando e pude entender melhor minha função dentro daquele ramo de atuação. Comecei a trabalhar fazendo diversos tipos de campanhas, artes e produtos que rodam até hoje pelo mercado local da minha cidade. Neles eu conseguia imprimir minha criatividade e originalidade em cada peça que era realizada. Naquele instante eu pude perceber o maior valor da minha profissão, que era criar e imaginar ideias, transformando-as em algo visual.


Recentemente em meus estudos e pesquisa de mercado, encontrei uma ferramenta que já está tomando conta do mundo criativo e as funções que ela entrega são tão completas que chegam a assustar em alguns momentos. Estou falando do ChatGPT, um sistema de inteligência artificial em que você pode conversar, pedir que escreva coisas para você, que crie parágrafos originais baseados em temas que você escolha e muito mais. O mais impressionante é que esse sistema é tão fluido que às vezes parece que você está falando mesmo com uma pessoa do outro lado.


Daí você deve se perguntar em quê isso se insere no mundo da criação, certo? Bom, no mercado atual de marketing digital, umas das maneiras mais eficazes de se conectar com o público é ter um bom copyrighting, ou seja, entregar textos bem elaborados, cativantes e que agreguem ao conhecimento do espectador. Pois bem, essa ferramenta entra exatamente nessa função, pois ela consegue te entregar textos infinitos e totalmente originais sobre qualquer assunto! Então basta solicitar o que você quer, do jeito que você quer e a inteligência artificial fará para você.


Em momentos como esse você deve estar questionando o quanto isso afeta a mente criativa e como essa ferramenta pode até acabar substituindo os profissionais que levavam horas para construir textos. Eu diria que até esse momento isso não seria tão preocupante, pois esses profissionais não seriam substituídos, mas sim ajudados pela ferramenta, então eles teriam que apenas se aprofundar e se aperfeiçoar no assunto.


Publicidade


O plot twist dessa história veio quando eu encontrei outra ferramenta, a Midjourney! Ela sim gerou vários questionamentos e dúvidas sobre o futuro do marketing criativo e de conteúdo. Essa inteligência artificial não cria textos como a primeira, mas cria imagens a partir de uma frase que você montou. Ou seja, você pode criar uma frase qualquer descrevendo um lugar, pessoas, animais, coisas, acontecimentos e a ferramenta irá desenhar aquilo para você no estilo que você quiser. Nesse momento eu percebi que as coisas estavam evoluindo de uma maneira muito mais avassaladora do que imaginava. Imagina poder criar uma arte apenas descrevendo como você quer, no estilo que deseja e tudo isso sem precisar de uma profissional especializado para fazer? Bom, não posso afirmar que isso acabará com a profissão do Designer ou criadores de conteúdo, mas um conselho que posso dar é que você, profissional, comece a estudar essas ferramentas e tenha em mente que ela fará parte do seu futuro.


Sendo assim, é sempre bom afirmar que nenhuma arte criada de forma automática conseguirá trazer tanta originalidade e assinatura pessoal do que a de um profissional real (até agora), mas é preciso saber que quando se fala de Machine Learning, falamos de uma evolução contínua e que pode tomar proporções nunca antes vistas.


Enquanto a primeira ferramenta comentada aqui é totalmente gratuita, a segunda necessita de um plano mensal para se utilizar. Aproveite para conhecê-las e comprovar com seus próprios olhos tudo o que foi dito aqui, pois o futuro é inteligente.


bottom of page